terça-feira, 15 de maio de 2012

Experiência da evaporação

 
CIENTISTA LOUCO ENSINA!!!

Quer aprender qual dos líquidos evapora mais rápido?

Você vai precisar dos seguintes materiais:

Bolinhas de algodão
Água
Álcool etílico (de uso doméstico)
Acetona
Lousa limpa ou qualquer outra superfície lisa de cor escura

Molhe uma das bolinhas de algodão com água e a outra com álcool, evite local com corrente de ar. Trace na lousa dois riscos ao mesmo tempo com os líquidos, não molhe demais o algodão e utilize a mesma força.


Na experiência acima os líquidos secaram por causa da evaporação, não aconteceu a ebulição ( não foi aquecido) algumas moléculas tem energia suficiente para mudarem da fase líquida para gasosa.
Na experiência os líquidos evaporam na seguinte sequência:
acetona < álcool etílico < água
Resultado: Um líquido que evapora com facilidade tem o nome de volátil, podemos dizer que a acetona é mais volátil que o álcool, que o álcool é mais volátil que a água.

A acetona e o  álcool, em função de suas características químicas, evaporam muito mais rápido do que a água.

Obs:

O álcool etílico comercializado para uso doméstico não é puro. É uma mistura de álcool e água (aproximadamente 70% de álcool e 30% de água).
A acetona utilizada para remoção de esmaltes também não é pura,é uma mistura  de acetona com outras substâncias. Por recomendação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) os removedores de esmaltes devem ter no máximo 60% de acetona em sua composição. O nome da substância da acetona e propanona.




Nenhum comentário:

Postar um comentário